segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O mensageiro: da carta ao e-mail

Governo do Estado do Ceará
Secretaria de Educação
9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação   

Titulo:
O mensageiro: da carta ao e-mail
Orientador (A):
Isabel Cristina Lima – Professor Coordenador LEI
Deborah Mayara da Silva- Professora de Português 1º anos
Colaboradores:
Rafael Dantas – Professor de Português 2º anos
Ana Karoline Saboia de Alburquerque – Professora de Português 3º anos
Antônio Olívio Maciel – Professor Coordenador LEI
Equipe de alunos:
1. Ayrton dos Santos Soares – Finanças I
2. Daniele Laleska de Sousa Honorato – Agroindústria I
3. Sara Alves dos Santos – Agroindústria I
4. Erbênia Patrício Silva – Agroindústria I
5. Érika de Oliveira Duarte - Agroindústria I
6. Francisco Bruno Prado Aguiar - Agroindústria I
7. Sayonara Silva dos Santos – Agroindústria I
8.  Milena de Cássia da Silva Guedes- Enfermagem I
9.     Anna Karolayne do Nascimento da Silva – Enfermagem I

Horizonte, Ce, agosto de 2012

 Introdução
O presente trabalho trata das mudanças nas formas de comunicação interpessoal ao comparar o processo de transmissão e recepção de mensagens entre o correio tradicional e o correio eletrônico. O projeto busca conhecer o sistema de correio convencional e abordar o papel da Internet na utilização dos e-mails.
Problematização
Diante da necessidade de trabalhar a inclusão digital na Escola Maria Dolores Alcântara e Silva, pensamos conjuntamente em abordar a necessidade de comunicação do homem no decorrer do tempo. Nossos alunos sabem da existência da Internet, muitos até tem acesso em casa ou na escola mas poucos sabem realmente utilizar. Sobre essa questão elaboramos um projeto que focaliza o uso da internet, especificamente o e-mail, e as cartas tradicionais, podendo fazer um estudo comparativo entre as duas formas de comunicação e proporcionando uma maior aproximação entre os alunos, os professores e os funcionários da escola.  
Objetivos
- Trabalhar com as diferentes formas de comunicação: a carta e o email;
- Proporcionar, com a elaboração das cartas e o serviço de entrega, uma comunicação interpessoal fazendo uma maior aproximação entre as pessoas. 
- Proporcionar uma oficina de e-mail informando ao público participante a importância de uma melhor utilização desse serviço.

Metodologia
O projeto será desenvolvido em duas etapas. A primeira destina-se a produção de cartas nas aulas de Língua Portuguesa nas séries de 1º, 2º e 3º anos. A segunda será a entrega das correspondências pela equipe responsável no dia da Feira de Ciências, com o serviço de correio. A Equipe “os mensageiros” oferecerá, também, nesse dia, uma oficina de e-mail, um serviço de correio eletrônico indispensável nos dias atuais.
Resultados
Esperamos com o projeto “O Mensageiro: da Carta ao E-mail” proporcionar para os alunos participantes uma maior aproximação, e levar conhecimentos conceituais sobre as mudanças e permanenças das formas de comunicação interpessoal.

 Considerações Finais
Na busca de uma melhor comunicação a humanidade dispõe hoje de sistemas que facilitam a comunicação em tempo real, mas convém dizer que nem sempre foi assim. A carta via correio demorava dias para chegar ao seu destino e é com essa abordagem que iremos disponibilizar para os alunos da EEEP. Maria Dolores Alcântara e Silva uma comparação entre os dois tipos de comunicação- as cartas enviadas de forma tradicional e os e-mails uma maneira de comunicação indispensável nos dias em que vivemos.
Bibliografia
Endereços eletrônicos relacionados com comunicação, cartas, e-mail e internet
Sites relacionados com comunicação eletrônica e tradicional
Artigos e revistas relacionados à comunicação, inclusão digital, cartas e e-mail.


Um comentário:

  1. Olá!

    Achei importante a ideia de confrontar com jovens duas modalidades de comunicação tão distintas e de tempos históricos tão distantes, mas que ainda coexistem : a saudosa carta e o tão eficiente e prático e-mail.

    Parabéns!

    Elistenio NTE Horizonte.

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